Anos iniciais - no 1º ano

O trabalho contemplado em sala de aula possibilita desenvolver o aprendizado do aluno de forma gradativa de acordo com o conhecimento que este passará a dominar ao longo dos bimestres. Nesta fase, o letramento, tanto na língua portuguesa quanto na matemática, é visto como prioridade, apesar de acreditarmos que este processo não se encerra neste ano.

Um dos nossos projetos, visa aprimorar o processo de leitura e escrita, é o Alfabeto de Histórias: livro desenvolvido pelos alunos.

O projeto desenvolve a criatividade, organização e domínio da produção e escrita, linguagem e ilustração, finalizado com a noite de autógrafos entre os alunos, professores e seus familiares. Na área de natureza e sociedade, os alunos trabalham o processo de socialização e conhecimento do mundo por meio de textos, experimentos, vivências, saídas de campo e atividades lúdicas.

Há também a “Noite do Pijama do 1º ano”, um momento onde se reforçam os vínculos entre os colegas de sala, reitera-se a autonomia da criança num espaço especialmente organizado para desenvolver o conhecimento, a imaginação e a fantasia. A data é definida no início do ano letivo e comunicada com antecedência.